Thursday, April 19, 2007

Doutor Fantastico



Deixei o link do trailer desse filme genial de Stanley Kubrick. Assisti faz poucos dias e achei muito bom. O filme satiriza a paranóia vigente durante a Guerra Fria. Uma crise diplomática entre a URSS e os EUA desemboca em uma breve guerra nuclear. A guerra é provocada por militares de extrema direita estado-unidenses querendo acabar com os ‘’comedores de criancinha’’ por meio de uma breve guerra, convencidos da vitória. Legal, é a forma como esses militares são retratados pelo autor, mostrando uma paranóia a que chega a loucura .
Convencidos da vitória, os corajosos militares tentam convencer o presidente dos EUA a declarar guerra contra a URSS. A loucura chega a tal ponto que um comandante de extrema direita consegue provocar uma guerra nuclear, simplesmente, porque o sistema de segurança não permite que uma ordem de guerra seja retrocedida, nem mesmo pelo presidente dos EUA.
No decorrer do filme, percebe-se que o presidente, que não quer a guerra, tem sua autoridade abalada pelos militares que mostram pouca vontade de alterar o dispositivo para impedir a guerra. O presidente tenta, pateticamente, evitar a guerra entrando em contato com o embaixador soviético e com o presidente da URSS, para evitar a guerra. O dialogo entre os dirigentes das duas superpotências pelo telefone vermelho é hilário.
Esse filme retrata de maneira precisa a paranóia vigente durante a Guerra Fria.

No comments: