Friday, April 20, 2007

Propaganda Politica Argentina

Alguém se lembra do slogan ‘’Maluf que fez’’? Esse slogan foi organizado pelo marketeiro Duda Mendonça e usado para outros políticos como Miguel Arraes, considerado de esquerda, com o mesmo slogan: ‘’Arraes que fez’’. Duda Mendonça também trabalhou para Carlos Menem com o objetivo de fazer seu sucessor, no caso Eduardo Duhalde, em 1999. E como, a imagem do então presidente estava desgastada, era necessário reconstruir sua imagem, para que pudesse eleger seu sucessor. Mas, disso Duda entende. Fez isso com Maluf, Lula, e ainda chegou a eleger o desconhecido Celso Pitta para a prefeitura de São Paulo.
E para alavancar a imagem de Menem, nada melhor do que o criativo jingle: ‘’Menem Lo Hizo’’.
Mas o vídeo não mostra só isso. Trata-se de um programa de TV em que é entrevistado o historiador Felipe Pigna. Nesse programa, é mostrada a publicidade oficial desde a ditadura militar. A propaganda da ditadura militar tenta passar uma imagem idílica com argentinos e argentinas, de classe média, brancos, e bonitos. Não vemos pobres nessa propaganda
Retrata, também, as campanhas de Raul Alfonsin em 1983, de Carlos Menem em 1989 que na época tinha um governo nacionalista, e finalmente, trata da campanha de Fernando de la Rúa, eleito por uma coalização de centro esquerda (União Cívica Radical e FREPASO), mas que realizou um governo tão neoliberal que foi forçado a renunciar após um forte protesto de piqueteiros, e desempregados. Em Buenos Aires.
Menem tinha um discurso nacionalista próprio do peronismo, mas quando tomou posse, aplicou o receituário neoliberal na Argentina, privatizando estatais, estimulando importações através da dolarização. O resultado dessa brincadeira foi a desindustrialização da Argentina, e o crescimento do desemprego.
A coalizão de Fernando de la Rua era de crítica ao governo neoliberal, durante a campanha, mas quando no governo nomeou Domingo Cavallo como ministro da fazenda para acabar com a crise econômica. Cavallo esteve no mesmo cargo, durante o governo Menem, como articulador da dolarização. E como ministro novamente, suas políticas serão as mesmas.
Postei esse vídeo porque ele deixa claro como as campanhas políticas e as campanhas oficiais do Estado são artificiais e falsas. Todos os candidatos mostrados têm um discurso mais adequado ao momento histórico para ludibridiar o povo.
Não existe muita diferença entre a propaganda eleitoral e a privada. O intuito de ambas é vender produtos sem se importar com a sua qualidade. O importante é que se compre. Assim, o candidato é vendido como se fosse um shampoo, ou sabão. Suas idéias não importam, porque elas são vazias. São simples slogans para serem utilizados durante a campanha, e que mais tarde, são esquecidos.
O que esse vídeo deixa claro é que o intuito da publicidade não mudou absolutamente nada. O intuito dela é de enganar o povo.

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